É uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e pode causar muita angústia e desconforto.
De crianças pequenas a idosos, problemas nas costas são algo que quase todos experimentam em algum momento de suas vidas.
Ninguém gosta de lidar com dores nas costas, então não é surpresa que o tratamento dessa condição seja um grande negócio.
Existem inúmeros remédios que afirmam curar ou reduzir os sintomas da dor nas costas – de colchões e almofadas especiais a massagens, regimes de exercícios e várias pomadas – mas, infelizmente, nenhum desses tratamentos pode garantir um alívio duradouro.
Portanto, se você ou alguém que você conhece está sofrendo de problemas nas costas, não se desespere !
Embora possa não haver nenhuma cura milagrosa disponível ainda, há muitas maneiras de tornar a vida com dor nas costas mais suportável.
Sintomas de lombalgia
A dor lombar é um dos problemas mais comuns que as pessoas enfrentam diariamente. Pode variar de desconforto leve a dor debilitante e geralmente é causada por má postura, lesão ou condição médica.
Se você está lidando com dores nas costas, é importante conhecer os sintomas para poder receber o tratamento necessário.
O primeiro sintoma de dor lombar pode ser sensibilidade na região lombar quando tocada ou pressionada.
Você também pode sentir dores musculares e rigidez na região inferior da coluna.
Outros sinais incluem dificuldade em ficar em pé, amplitude de movimento limitada e dores agudas que vêm e vão em ambos os lados da coluna.
Se houver algum sintoma irradiante, como dormência ou formigamento, isso pode indicar ciática, o que requer uma avaliação mais aprofundada de um médico.
Como é feito o diagnóstico
Se você está sofrendo de dor nas costas, é provável que queira respostas.
Pode ser incrivelmente frustrante não saber o que está causando sua dor e como melhorá-la.
Felizmente, existe um processo para diagnosticar a causa da dor nas costas – mas requer um pouco de paciência.
Para começar, seu médico fará perguntas detalhadas sobre seus sintomas e histórico médico.
Isso os ajuda a desenvolver uma ideia do que pode estar causando a dor antes de qualquer exame físico.
Durante esta parte da conversa, espere responder a perguntas sobre quando seus sintomas começaram, se eles melhoraram ou pioraram com o tempo e se algo em particular desencadeia ou alivia a dor.
Seu médico pode então usar testes físicos, como raios-X ou ressonâncias magnéticas, para ver mais de perto o que está acontecendo dentro do seu corpo – principalmente na coluna vertebral.
Principais causas
A dor nas costas é um dos problemas de saúde mais comuns que as pessoas enfrentam hoje. Seja uma dor incômoda e persistente ou uma dor intensa que vai e vem, a dor nas costas pode ser incrivelmente desconfortável e interferir nas atividades diárias. Mas quais são algumas das principais causas?
- Esforços repetitivos;
- Pequenos traumas, como queda;
- Sedentarismo;
- Postura inadequada;
- Artrose da coluna;
- Osteoporose na coluna;
- Síndrome miofascial;
- Espondilolistese;
- Espondilite anquilosante;
- Artrite reumatoide.