A gravidez silenciosa ainda é uma verdadeira incógnita para diversos especialistas da área da saúde. No entanto, é possível afirmar que ela existe, e é uma condição mais comum do que se pode imaginar, afetando dezenas de mulheres com os mais diferentes perfis e biotipos.
É importante ressaltar isso, porque várias pessoas pensam que existem fatores genéticos que fazem com que uma mulher tenha uma gravidez silenciosa, mas isso não se confirma.
O que existem são condições físicas ou psicológicas que não permitem que a mulher veja que está grávida, ainda que apresente alguns sintomas típicos de uma gestação.
Afinal, o que é uma gravidez silenciosa?
A gravidez silenciosa nada mais é do que uma gestação que não é descoberta, ou percebida pela mulher até o 3º trimestre, ou até o momento do parto.
Mas é difícil imaginar como alguém pode estar grávida e não saber, não é mesmo? Existem alguns fatores que podem camuflar a gestação, tornando-a silenciosa, tais como:
- Menstruação irregular: um ciclo menstrual irregular não permite que a mulher saiba que está grávida, pois ela não irá notar o atraso. Inclusive, em alguns casos, não menstruar por alguns meses pode ser completamente normal para algumas;
- Sangramentos: algumas mulheres sofrem de nidação durante a gestação, que nada mais é do que o rompimento de alguns vasinhos que ocasionam um pequeno sangramento, o qual pode ser confundido com uma menstruação;
- Questões psíquicas: algumas condições psicológicas podem impedir que a mulher perceba sua gestação, ou até mesmo que a aceite, e uma forte negação pode facilmente ocasionar uma gravidez silenciosa.
Talvez agora você esteja se perguntando: mas e quanto a barriga? Ela irá crescer de qualquer jeito, não é mesmo? Nem sempre. Algumas condições como a obesidade ou a prática intensa de exercícios físicos, podem disfarçar muito bem o crescimento da barriga, bem como mulheres que possuem o abdome mais longo.
E, no caso desta última condição, a gestação não é percebida porque o útero consegue crescer de forma vertical, ou seja, para cima. Além, é claro, de algumas situações onde o bebê acaba sendo desenvolvido na caixa torácica, sendo ainda mais difícil de perceber.
Como identificar uma gestação silenciosa?
Os sintomas da gravidez silenciosa são os mesmos de uma gestação comum: enjoos, aumento do volume dos seios e sensibilidade, aréolas mais escuras, cansaço e sono excessivo, mudanças de humor repentinas, menstruação atrasada, alterações no paladar, repulsa a odores e vontades alimentícias repentinas, por exemplo.
Sendo assim, para que uma mulher seja capaz de perceber uma gestação silenciosa, é importante ficar atenta a essas condições.
Conheça os riscos
A falta de acompanhamento pré-natal por conta do não conhecimento sobre a gestação, coloca tanto a saúde do bebê, quanto da mãe em risco. Afinal, sem os exames de rotina do pré-natal é impossível saber se a mãe apresenta condições como diabetes, pressão alta, anemia ou outras doenças que podem afetar o prosseguimento da gestação, e desenvolvimento saudável do bebê.
Portanto, para evitar que uma gravidez silenciosa ocorra, é muito importante manter o hábito de realizar exames de rotina todos os anos, ou a cada seis meses com um ginecologista de confiança.
remedios que gravidez deve evitar?
Além disso, é importante conhecer alguns dos principais medicamentos não recomendados para as gestantes, entre eles:
- enalapril;
- citoteque olx valor
- penicilina.
- tetraciclina;
- minociclina;
- atorvastatina;
- ribavirina;
- finasterida;
- talidomida.
- misoprostol preço ultrafarma