Se você não sabe ainda o que é telemedicina e como ela pode provocar um grande impacto na saúde digital, continue lendo este artigo até o final.
Com a chegada da pandemia, os profissionais da saúde tiveram que desenvolver um método para continuar cuidando da saúde das pessoas, mas sem terem muito contato, devido ao vírus.
Foi aí que a saúde digital nasceu, devido a essa grande necessidade de cuidar das pessoas, pois mesmo em meio a pandemia, as pessoas continuavam a ficar doentes e necessitar da ajuda de um profissional.
Foi preciso uma crise para desburocratizar o que muitos médicos já estavam tentando dizer: a saúde digital é inevitável.
A questão não era “se”, mas “quando”. Se aqui no Brasil estivéssemos bem preparados, teríamos sido mais capazes de reagir aos desafios que sobrevieram ao mundo todo.
Meu objetivo é mostrar o que você precisa saber sobre a saúde digital e a telemedicina, e como elas podem impactar no seu trabalho diário em seu consultório ou departamento.
O que é saúde digital?
Denominada saúde digital consiste em utilizar recursos técnicos para divulgar amplamente a saúde, com informações confiáveis sobre o estado de saúde de quem precisa, quando precisar.
Graças a essas informações, você como profissional de saúde tem fácil acesso aos dados do paciente, o que aumenta a precisão do diagnóstico, sem contar na agilidade que o paciente precisa para começar o mais rápido possível o tratamento e garantir uma qualidade de vida.
E isso não é somente isso, existem diversas ferramentas práticas que podem te ajudar a ter um diferencial ainda maior para promover o melhor do mercado digital para os seus pacientes.
O que é telemedicina?
A telemedicina significa a competência privada ou conjunta de um médico clinicamente imparcial, para saber:
- Determinação do diagnóstico nosológico com base em critérios semiológicos, laboratoriais, psicopatológicos ou anatomopatológicos;
- Elaboração de atestados e relatórios de saúde do paciente;
- Fazer um prognóstico individual baseado em um diagnóstico nosológico.
Portanto, a telemedicina é uma das ferramentas importantes para a saúde digital.
Conceitos de telemedicina
A Organização Mundial da Saúde oferece uma definição mais ampla de telemedicina e a aceita como sinônimo de telessaúde.
Isso quer dizer que você pode encontrar essas duas definições.
A OMS leva em consideração 4 conceitos básicos da telemedicina:
1. Objetivo: Fornecer assistência médica;
2. Missão: Remoção das barreiras;
3. Objetivo: Melhorar os resultados de saúde;
4. Aplicação: Está relacionada a toda a informação e comunicação.
Como a telemedicina pode causar um impacto na saúde digital?
Com o avanço da tecnologia, e também por conta da pandemia, a medicina se viu obrigada a desenvolver métodos para melhorar ainda mais a saúde da população.
Por isso, a saúde digital foi desenvolvida para auxiliar os profissionais a exercerem suas funções de maneira mais prática e rápida.
Pensando nisso, separei algumas possibilidades que a saúde digital inclui:
- Equipamento Médico: Inclui sistemas de controle e outros equipamentos técnicos que podem monitorar, tratar e prevenir doenças.
- Diagnóstico Remoto: O Diagnóstico Remoto também permite que os médicos ajudem externamente colegas e outros profissionais a fazer diagnósticos rápidos extraindo relatórios externos. Esta é uma grande vantagem para os pacientes, pois eles podem iniciar o tratamento muito mais rápido.
- Teleconsultoria: A teleconsultoria é como uma consulta presencial que ocorre apenas online via Internet. Pode ser aprendido usando novas tecnologias, como aplicativos e softwares médicos.
- Ensino à distância: o ensino à distância oferece aos profissionais de saúde a oportunidade de treinar e se qualificar em uma boa instituição, com profissionais capacitados, com o objetivo de formar mais médicos capacitados e em vários lugares.